Lubrificante íntimo pode transformar sua vida sexual. Quando você usa lubrificante na masturbação, preliminares ou relações sexuais, o conforto e a sensação de prazer lhe deixam com mais excitação.
Mas, não é só isso! Muitos casais concordam que ao usarem lubrificante o sexo fica mais divertido e agradável. As relações sexuais podem ser mais longas para dar tempo de experimentar novas posições e formas diferentes de prazer.
Os benefícios são para todas as pessoas com vulva ou pênis, em atividade sexual, idependente de serem mais jovens ou mais maduras. Então, se você imagina que apenas as mulheres mais velhas, no período da menopausa, é que precisam de lubrificante, essa é uma forma equivoca de pensar.
O que é um lubrificante íntimo?
Lubrificante íntimo é um gel, com propriedades específicas, para ser utilizado durante a relação sexual ou masturbação. Ele minimiza o atrito entre partes do corpo ou entre uma parte do corpo e um objeto sexual. Os lubrificantes sexuais aumentam o prazer e diminuem o desconforto durante:
1. a masturbação;
2. a relação sexual com penetração;
3. o uso de vibradores.
Razões para usar lubrificante íntimo
O lubrificante íntimo ainda é subestimado quanto aos seus benefícios. É verdade que podemos produzir nossos próprios lubrificantes como saliva, fluido seminal ou vaginal. No entanto, o lubrificante produzido pelo corpo é: insuficiente, pouco durável e nada escorregadio. Se você nunca usou lubrificante sexual por achar que não precisa, agora é a hora perfeita para começar.
Benefícios do lubrificante íntimo
- aumenta o prazer e segurança no sexo. O conforto que o lubrificante íntimo proporciona resulta em mais relaxamento para desfrutar as sensações prazerosas do sexo. Sem contar a redução do atrito e lesões sexuais;
- atua contra a secura vaginal. A ausência de preliminares suficientes é uma das causas da secura vaginal durante o sexo. Outra razão pode ser de origem horrmonal. Ou ainda, as condições do ambiente que influenciam a lubrificação íntima: uso de ar condicionado e ventilador são exemplos.
- é ideal para o sexo anal – O ânus não tem lubrificação própria. Por isso, escolha um lubrificante que lhe dê mais conforto no sexo anal.
Tipos de Lubrificante Íntimo
Lubrificantes à base de água
Os lubrificantes à base de água são os mais populares e amplamente disponíveis. Eles são seguros para uso com preservativos e sextoys. São fáceis de lavar. Eles também são compatíveis com a maioria dos tipos de pele e não causam irritação. Entre os lubrificantes à base de água, destacam-se também os que tem sabor, conhecidos como comestíveis ou beijáveis. A desvantagem dos lubrificantes aquosos é que eles podem secar rapidamente e precisam ser reaplicados com frequência.
Lubrificante siliconado
Os lubrificantes siliconados são mais duradouros em comparação com os feitos à base de água. Não precisam ser reaplicados com tanta frequência. Eles são ideais para relação sexual demorada ou até mesmo a prática do sexo anal. Eles também são seguros para uso com preservativos e vibradores. No entanto, os lubrificantes à base de silicone não são compatíveis com sextoys feitos com cyberskin (material que simula a textura da pele humana), pois podem danificar o material. Outra desvantagem é que são mais difíceis de limpar. O preço dos lubrificantes siliconados é maior do que os feitos à base de água.
Lubrificante à base de óleo
Os lubrificantes à base de óleo são feitos de ingredientes naturais, como óleo de coco ou amêndoas. Embora possam ser utilizados óleos in natura, vale a pena observar que há pessoas alérgicas a óleos naturais. A desvantagem dos lubrificantes oleosos é que eles danificam o preservativo.
Lubrificante hidratante
Neste post, falaremos apenas do lubrificante íntimo quando enriquecido com ácido hialurônico que passa a ter função hidratante também.
O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no corpo humano que tem a função de hidratar e lubrificar os tecidos. Ele é encontrado em grandes quantidades na pele, nas articulações e nos olhos, entre outros tecidos. Este poderoso ingrediente tem sido utilizado em diversas aplicações médicas e estéticas, como preenchimento facial e tratamento de dores articulares.
Quando adicionado a um lubrificante íntimo, o ácido hialurônico pode trazer diversos benefícios. Em primeiro lugar, ele ajuda a manter a hidratação e lubrificação dos tecidos vaginais, o que pode ser especialmente significativo para mulheres que sofrem com ressecamento vaginal. Além disso, o ácido hialurônico tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que pode ajudar a proteger os tecidos e a prevenir infecções.
Outra vantagem dos lubrificantes íntimos com ácido hialurônico é que eles têm uma textura mais leve e menos pegajosa do que outros lubrificantes. Isso se deve ao fato de que o ácido hialurônico é uma substância de baixa viscosidade, que se espalha facilmente sobre os tecidos. Dessa forma, o lubrificante pode proporcionar uma sensação mais natural e agradável durante a atividade sexual.
No entanto, vale considerar que nem todos os lubrificantes íntimos com ácido hialurônico são iguais. É preciso escolher um produto de qualidade, que seja seguro e eficaz. Por isso, é essencial ler atentamente a lista de ingredientes antes de comprar um lubrificante íntimo com ácido hialurônico.
Também é bom saber que, embora os lubrificantes íntimos com ácido hialurônico possam trazer diversos benefícios, eles não devem ser vistos como uma solução definitiva para problemas de ressecamento vaginal ou outras questões relacionadas à saúde íntima. Caso você esteja enfrentando problemas nessa área, consulte o médico para receber um diagnóstico adequado e o tratamento mais indicado para o seu caso.
***
Agora que você já sabe um pouco mais sobre lubrificante íntimo, pense nele como algo que não apenas torna o sexo mais agradável e confortável, mas também mais seguro.
Gostou do que leu? Compartilhe! Deixe um comentário.